Confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade

O que é e para quê serve?

A Segurança da Informação está relacionada à proteção de um conjunto de informações a fim de preservar o valor das mesmas para uma organização ou indivíduo., não estando restrita apenas a sistemas computacionais, informações eletrônicas ou sistemas de armazenamento.

Com recursos bem dimensionados e políticas definidas, pode-se proteger o bem mais valioso da sua empresa, o ativo digital ou se preferir, as informações recebidas, geradas e manipuladas pelos usuários e fornecedores.

Evitando dessa maneira problemas como arquivos modificados por pessoas não autorizadas, documentos e arquivos que não são pertinentes ao negócio da empresa, e-mails falsos (spam, trojam etc). 


São características básicas
da segurança da informação os seguintes atributos:


Confidencialidade

Propriedade que limita o acesso a informação somente à entidades autorizadas pelo proprietário da informação.


Integridade

Propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais definidas pelo proprietário da informação, incluindo controle de mudanças e o seu ciclo de vida


Disponibilidade

Propriedade que garante que a informação esteja sempre disponível para o uso dos usuários autorizados pelo proprietário da informação.


Autenticidade

Propriedade que garante que a informação é proveniente da fonte confiável e que não sofreu alterações ao longo de um processo.